O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Esse trabalho tem o intuito de mostrar as diversas etapas da educação, as transformações que aconteceram desde 1950 até os dias atuais, e que essas transformações só se efetivam se o professor ampliar a consciência sobre sua própria prática, a de sala de aula e da escola como um todo.
O maior desafio de um pedagogo é orientar a educação das crianças e dos jovens de maneira que possa propiciar um desenvolvimento humano, cultural, cientifico e tecnológico, oferecendo condições para que o aluno possa enfrentar as exigências do mundo contemporâneo.
Exemplos e Concepções de Educação Infantil
Tipos de Materiais Utilizados: Cadernos pequenos sem arames de 100 folhas e de brochuras, réguas de madeiras, lápis e borracha e, quem pudesse comprar , lápis de cor. A Caneta azul só era utilizada depois do 2º ano. Esses eram os materiais utilizados na década de 70.
Os uniformes variam de ano a ano, podiam ser jalecos brancos, short azul, com blusa branca para meninos, e as meninas usavam saias plissadas azul , blusa e meias brancas e “Congas” – um tipo de tênis – azuis. Os cabelos eram sempre cortados, bem penteados e amarrados em um “rabo de cavalo” para meninas , tudo para evitar os piolhos.
Agrupamentos: Sempre se formavam filas na hora de entrada, para a merenda e saída das aulas.
Os procedimentos: Dar bom dia aos professores na hora que entrassem na sala de aula e levantar-se quando a diretores, inspetores e outro adulto chegassem à sala. Cantar o Hino Nacional com hasteamento a bandeira uma vez por semana.
Memorias positivas: Aprendizagem muito rígida, alunos mais respeitosos, professores mais atenciosos.
Musicas Cantadas: cantigas de ninar, cantigas de roda (alecrim, meu pé de jacarandá etc.)
Historias ou Vidas: lendas, mitos, conto de fadas.
Forma de Sansão: Ficar em pé atrás da porta, virado para a parede o tempo que restasse de aula. Quando a falta fosse mais grave, encaminhava-se o aluno para a diretoria, na qual a mãe ou pai era