Trabs
É a relação de dependência entre os verbos e seus complementos (objeto direto e indireto). Essa relação vem sempre marcada por uma preposição no caso dos objetos indiretos.
Sobre os verbos Intransitivos encontramos as seguintes definições:
* São verbos que não necessitam de complemento; * São aqueles que possuem sentido completo, não necessitando de complemento (objeto direto e indireto); * Sãos os verbos de sentido completo que podem compor o predicado sem a necessidade de complementos que lhe integrem sentido; * E aquele que tem sentido completo e não necessita de complementos para tornar o processo verbal mais claro.
Exemplos de verbos Intransitivos e Observações:
* Chegamos ao natal.
Nessa frase, o verbo chegar possui o sentido de “atingi uma data (ou local).” É então Intransitivo, uma vez que ao natal não completa seu sentido, mas apenas informa uma circunstância (finalidade) da ação expressa no verbo. * Chegar.
É Intransitivo também no sentido de “ser suficiente, bastar.”
As preposições que acompanham o adjunto adverbial são para ou de:
Ex:
* Dois milhões não chegam para tudo isso. * Chega de atrevimento menino. * Cheguei. * A criança dormiu.
Observemos os exemplos seguintes:
* Geralmente, as manicures assistem em casa.
Nesse caso, assistir no sentido de “morar, residir”, normalmente aparece seguido de adjunto adverbial de lugar, regido pela preposição em.
* Os homens nascem, crescem e morrem.
Observe que o sentido dos três verbos é completo. Qualquer outra especificação que se queira fazer será introduzida através de adjuntos adverbiais: * Os homens nascem, crescem e morrem ao longo de um período médio de oitenta anos, nas culturas mais desenvolvidas. (os predicados verbais, com núcleos intransitivos, vêm agora modificados por adjuntos adverbiais de tempo e lugar, respectivamente.)
* Reaparecem os velhos truques eleitorais.
No exemplo, o verbo