Trablho de geografia
TRABALHO DE GEOGRAFIA
Prof. Daniela
Aluno: Paulo Renato
Aluno: Alana Kyvilla
Trabalho de Geografia
Condições econômicas e ambientais da China
A China tem alcançado grande projeção internacional em virtude do seu crescimento econômico, mas tem enfrentado inúmeros desafios, entre eles, a sustentabilidade.
Ao final de 2012, o líder chinês Hu Jintao deu lugar a Xi Jinping, o mais novo governante da China, o que iniciou mais uma etapa do desenvolvimento da economia chinesa, que apesar do cenário de crise econômica internacional, ainda mantém um crescimento econômico notável, fundamentado nos investimentos internos em infraestrutura e na modalidade consolidada de plataforma de exportação.
Na verdade, as reformas políticas recentes que ocorreram na China mantiveram a perspectiva de crescimento econômico como componente principal, mas agora com uma preocupação maior em produzir uma sociedade mais equilibrada do ponto de vista social, principalmente em face das previsões de aumento da urbanização e de incremento no mercado consumidor interno. Os modelos matemáticos apontam que o país terá cerca de 1 bilhão de pessoas pertencentes à classe média até o ano de 2030, números que o governo chinês compreende como um fenômeno planejado e integrado a suas políticas públicas.
Entretanto, merece atenção o fato de um país cada vez mais urbano exigir maiores cuidados com os sistemas de proteção social, como o acesso universal à educação, habitação e água potável. Mesmo com a postura econômica agressiva, o sistema político chinês continua fundamentado em uma ditadura do partido comunista, e as mudanças econômicas não se refletem em maior participação da população nas decisões cruciais para o país.
Desde o final da década de 1980 e, principalmente, com a realização da reunião Rio-92, os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento socioambiental começaram a dominar debates