Traballho Andr Ia
ALUNO: LEANDRO DE GODOY FERREIRA RA: 201403714
CATANDUVA/SP NOVEMBRO 2014
BAHIA 1798
1 Questão.
De acordo com José D Assunção Barros, o poder espirita(religioso) e o poder temporal
(imperadores, poder político) tiveram, durante a Idade Média, projetos universalizantes.
Discorra sobre as relações entre poder religioso e político, mostrando como se dava a intervenção entre ambos.
R=Com o Progresso do Império Romano juntamente com igreja acha visto que o mesmo por meio de Constantino aderiu ao cristianismo como religião oficial... Este fato levou a ambos aderir a um projeto de totalizar. O crescimento do reino franco combinado com o contexto que a igreja se encontrava, isso proporciou a papado projetar seu desenvolvimento e impor seu poder em vários territorios por meio do cristianismo.
Mas por meio disso a duvida que se tinha era quem mandava em quem, após muita disputas entre o poder temporal e espiritual o papa Grégorio VII busca nas escrituras e divide o fato religioso do politico.
2 Questão.
De acordo com o texto ¨A crítica ao poder temporal da Igreja¨disserte sobre as justificativas que legitimam o poder do Papa e os críticos que questionam esse mesmo poder.
R: Um dos grandes defensores da doutrina hierocrática dizia que ¨ao mesmo tempo em que existe a carne e a alma, também é notório que existe dois poderes, o espiritual e o material. E, ao mesmo tempo em que a carne nada pode sem a alma, o poder material considerado um poder particular, também pode menos que o espiritual, que é universal.¨Baseando-se nisso e em que o poder eclesiástico surgiu antes ao poder secular, representa