Trabalhozefinha

531 palavras 3 páginas
Tema: Parto normal ou cesariano? Polêmica sobre a nova portaria do ministério da Saúde divide opiniões quanto à necessidade ou decisão pela cirurgia.

Circunstâncias: Em pleno século XXI, com o aumento indiscriminado de cesarianas eletivas, o ministério da Saúde lançou uma portaria, em que exige uma justificativa médica para a realização de cirurgia, e que, segundo ele, essa medida visa à desmistificação do parto normal, e o seu aumento, principalmente na rede particular de saúde.

Extensão: esse trabalho é destinado a todos os profissionais da área da saúde, a mulheres gestantes e estudantes da área obstétrica.

Angulação: Será pela visão científica, cultural e antropológica.

Definição: Segundo especialistas, uma “epidemia” de cesarianas vem acontecendo no Brasil desde os anos 90. Isso gera, além de riscos para a saúde das mamães e dos bebês, uma sustentação da mitificação do parto normal, e cada vez mais, uma menor busca da humanização pelos médicos, que, visando à maior lucratividade, e aproveitamento do tempo, preferem fazer uma cirurgia a ter que esperar a mulher dar à luz. O Ministério da saúde lançou, após consulta pública, uma portaria com duas resoluções, que exige justificativa médica para a realização de cirurgia cesariana, mesmo diante de toda a polêmica sobre o direito de escolha ou não da mulher.

Objetivos: Informar sobre a portaria, a importância de diminuirmos a quantidade de cesáreas eletivas, vista como “epidemia” por muitos médicos, esclarecer sobre as vantagens do parto normal, e as conseqüências da medida tomada pelo ministério da Saúde.

Plano de Ação

Busca de informações: Utilizar dados e pesquisas, amostragem no site do Ministério da saúde, e depoimentos de cientistas e pesquisadores do assunto, que justifiquem o porquê da tomada de ação.

Criação do plano de texto: Desenvolver em etapas, o assunto, de forma científica e informativa, trabalhando a idéia central de forma concisa e objetiva, utilizando a angulação, a extensão e a

Relacionados