Trabalhos
Manual de Contabilidade Societária . Iudícibus,Martins,Gelbckee Santos
Se o arrendatário possui um arrendamento mercantil com características. de ser operacional, mas usa esse ativo como propriedade de investimento, ou seja, para obter renda ou valorização do capital, o arrendamento deve ser classificado como financeiro (Pronunciamento Técnico CPC 28 - Propriedade para Investimento).
12.9.3 Contabilização do arrendamento mercantil no arrendatário
Como mencionado anteriormente, a forma de contabilização do arrendamento mercantil financeiro mudou substancialmente após a publicação da Lei 11.638/07; no caso do leasinr operacional. não houve mudancas. Na sequência serão detalhadas a forma de reconhecimento inicial e mensuração subsequente do leasing financeiro e do operacional.
iuros a transcorre!: como conta redutora da dívida. O encargo financeiro deve ser reconhecido a cada período, de acordo com o regime de competência, durante o prazo do arrendamento como uma desoesa financeira, de forma a produzir uma taxa de juros periódica~~, sobre o saldo remanescente do passivo (item 25, CPC 06). Com isso, a mensuração do encargo financeiro deve corresponder ao cálculo exponencial e pro rata, isto é, os juros são compostos e determinados em função da decorrência do tempo. No caso de haver pagamentos contingentes, os mesmos devem ser lançados como despesa nos períodos em que são incorridos, não alterando o valor do registro inicial do ativo e do passivo. Como no registro inicial do arrendamento mercantil financeiro o bem foi lançado no ativo, se o mesmo for passível de deoreciação, deve-se proceder ao seu cálculo e contabilização. De acordo com o item 27 do CPC 06, "a política de depreciação para os ativos arrendados depreciáveis deve ser consistente com a dos demais ativos depreciáveis e a depreciação reconhecida deve ser calculada de acordo com as regras aplicáveis aos ativos imobilizados". Quanto ao prazo de depreciação, deve-se observar o seguinte: "se não