Higiene e segurança no trabalho
Com o avanço tecnológico da humanidade, traz consigo enormes benefícios e conforto para o homem, mas também tem exposto o trabalhador a diversos perigos em seu ambiente de trabalho que provoca doenças ou desajuste no organismo das pessoas que desenvolvem funções normais e variadas isso ocorre casualmente, mas podem ser evitados através de programas preventivos.
A higiene do trabalho, estruturada como uma ciência prevencionista, como o objetivo de atuar no ambiente de trabalho a fim detectar o tipo de agente prejudicial, e toma medidas de controle necessárias para garantir a saúde e o conforto dos trabalhadores.
Higiene do trabalho refere-se a um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos ricos de saúde inerentes as tarefas do cargo e ao ambiente físico onde executado. Relaciona-se com o diagnostico e prevenção de doenças ocupacionais a partir do estudo e controle de duas variáveis: o homem e seu ambiente de trabalho
(Chiavenato, Idalberto.Gestão de pessoas, Elsevier. 2008)
O conceito de higiene segundo OIT (Organização Internacional do Trabalho).
A ciência e arte dedicada á antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de riscos ambientais que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
É a área que responde pela segurança, pela higiene e medicina do trabalho relativamente aos empregados da empresa, atuando tanto na área de prevenção quanto na de correção, em estudos e ações constantes que envolvam acidentes no trabalho e a saúde do trabalhador.
(MARRAS,Jean Pierre. Administração Recursos Humanos,Futura. 2006)
Objetivos da Higiene do Trabalho
Objetivo da higiene do trabalho tem caráter prevenção da saúde, a eliminação das causas das doenças profissionais, evitando que adoeça e se ausente provisória ou definitivamente do trabalho, e também o aumento da