Trabalhos
Um algoritmo pode ser definido como uma seqüência de passos (instruções) para resolver um determinado problema. Sempre que desenvolvemos um algoritmo estamos estabelecendo um Padrão de comportamento que deverá ser seguido uma norma de execução de ações para alcançar o resultado de um problema.
Para o desenvolvimento de um algoritmo eficiente é necessário obedecermos algumas regras básicas no momento de sua construção.
Um algoritmo pode ser como uma seqüência de passos que visam atingir um objetivo bem definido.
Algoritmos são comuns em nosso cotidiano, como por exemplo, uma receita de bolo. Nela está descrita uma série de ingredientes necessários e uma seqüência de diversos passos que deve ser cumpridos para que se consiga fazer o alimento desejado.
Pseudo-linguagem
Tem uma linguagem intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação para descrever os algoritmos.
É uma linguagem de programação simplificada, é usada para escrever algoritmos, sem se preocupar com todos os detalhes de uma linguagem de programação real.
É uma forma simples de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples a quem o escreve, de forma a ser entendido por qualquer pessoa sem necessidade de conhecer a fundo a linguagem de programação. Esta forma de representação tem a vantagem de fazer com que o algoritmo seja escrito de uma forma que está próxima de uma linguagem de programação de computadores. É uma forma simples de representar algoritmos. A pseudo-linguagem usa a idéia de uma linguagem de programação, mas as instruções são escritas em linguagem natural (português, inglês, espanhol, etc.). Outra vantagem é que na pseudolinguagem não temos regras drásticas a serem memorizadas. E a preocupação principal é apenas com lógica do programa.
Dados e Variáveis
Durante o processamento, um programa de computador precisa armazenar e manipular dados. Os dados de um programa são valores, como uma cadeia de caracteres que