Contabilidade de empresas comerciais
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONTABILIDADE DE EMPRESAS COMERCIAIS 4
2.1 Aplicação financeira 4
2.2 Impostos não cumulativos 4
2.3 Avaliação de estoques 4
2.4 Princípio da entidade 5
2.5 Princípio da competência (confronto das receitas com as despesas) 6
2.6 Legislação contábil 7
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9 1 INTRODUÇÃO
Demonstrativo relacionado às movimentações contábeis realizadas pela empresa JMK COMÉRCIO DE FERRAMENTAS ELÉTRICAS LTDA, que comercializa dois tipos de ferramentas elétricas de uso pessoal.
Relaciona o cálculo de projeção de resgate de aplicação financeira, apresentado em forma de planilha. A ficha de controle de estoque dos itens comercializados pela empresa, que considera o custo histórico e utiliza o critério do custo médio ponderado móvel. Os fatos contábeis ocorridos em março de 2011, contabilizados no livro diário e no livro razão. Balancete de verificação do mês de março de 2011. E, finalmente, registro de uma entrevista com um contador da cidade de_________________________, que aborda os seguintes aspectos: controle de estoque, tributação, principio da competência e a percepção deste contador a cerca da ética na profissão contábil.
2 CONTABILIDADE DE EMPESAS COMERCIAIS
2.1 APLICAÇÃO FINANCEIRA
Primeiro a fórmula da capitalização composta é deduzida, ou seja, dado o capital, como se acha o montante. A partir disso, trabalha-se com as outras grandezas por meio dessa fórmula.
No regime de juros compostos ou capitalização composta, apenas no fim do primeiro período os juros são calculados sobre o capital inicialmente aplicado. Nos períodos seguintes, a partir do segundo, os juros incidem sobre o montante (capital mais juros produzidos) constituído no período anterior.
2.2 IMPOSTOS NÃO CUMULATIVOS
Diz-se que é cumulativo o tributo que incide em mais de uma etapa de circulação de mercadorias sem que na posterior possa ser abatido ou compensado o montante pago na etapa anterior. Exemplos clássicos de tributos cumulativos: