Trabalhos
Sumário
1. Introdução 2. Definição de Marketing 3. Características do Marketing de Relacionamento 4. Utilização do Marketing no dia-a-dia 5. Conclusão 6. Referências Bibliográficas
Introdução
À medida que o tempo de operação no mercado avança, as empresas buscam cada vez mais aprimorar a qualidade nos relacionamentos com seus clientes, o que é feito através de medidas e diferenciais mercadológicos. Para alcançar esse objetivo, tendo em vista atender aos desejos e suprindo as necessidades específicas de cada perfil de cliente, este processo é constituinte do Marketing. Uma das ferramentas do Marketing de Relacionamento que vem ganhando adesão é o Customer Relationship Management (CRM), que entrou na vivência dos empresários e colaboradores em suas organizações como uma ferramenta que, se usada de maneira correta e coerente, trás consigo benefícios, auxiliando na satisfação e fidelização dos clientes. A operacionalização do Marketing de Relacionamento através do CRM na utilização dos dados coletados de clientes, se feito de uma forma eficiente, se mostra um processo eficaz para alcançar bons resultados para a organização junto dos clientes. O presente artigo desenvolve apreciação teórica desde o relacionamento até o uso do CRM.
Definição do Marketing
Com McKenna (1991), marketing de relacionamento ou pós-marketing significa construir e sustentar a infraestrutura dos relacionamentos de clientes. É a integração dos clientes com a empresa, desde o projeto, desenvolvimento de processos industriais e de vendas.
Vavra (1993) define o marketing de relacionamento como o processo de garantir satisfação contínua e reforço aos indivíduos ou organizações que são clientes atuais ou que já foram clientes. Os clientes devem ser identificados, reconhecidos, comunicados, aditados em relação à satisfação e respondidos.
Segundo o livro Mercator XXI (11ª Edição), o marketing