Trabalhos
- Conceitos O Estudo dos movimentos remonta á época da Grécia antiga e, nesse tempo, os filósofos consideravam as transformações da vida, o crescimento das plantas, as marés e a movimentação de corpos da superfície da Terra como fenômenos de mesma categoria. A ciência atual separa esses fenômenos em ramos de estudo diferentes. O movimento, para a Física, se reduz ao estudo dos corpos que mudam sua posição (S) á medida que o tempo passa.
* Corpo e Partícula Os objetos que fazem parto do nosso dia a dia, por menor que sejam, apresentam três dimensões (comprimento, largura e altura). Dessa forma, um mesmo objeto pode ser considerado um corpo extenso ou uma partícula, dependendo da situação analisada.
- Questão do Referencial Em um período da história, os filósofos acreditavam na existência de um referencial absoluto, sob o qual os movimentos poderiam ser analisados corretamente. Todas as afirmações feitas a partir de outros referenciais seriam imprecisas. Mas qual seria esse referencial absoluto? A Terra? As estrelas? Essa dificuldade em estabelecer o referencial absoluto levou Galileu, filósofo do século XVII, a analisar essa questão sob outro ponto de vista. Galileu afirmou que todo movimento é relativo, ou seja, o movimento depende do referencial. Isso significa que só faz sentido falarmos em movimento de uma partícula se citarmos sob qual referencial ela está sendo observada. * Movimento retilíneo uniforme (MRU)
- O que é velocidade Velocidade é uma grandeza que mede a rapidez com que um corpo muda sua posição durante certo intervalo de tempo, em relação a um dado referencial.
Dessa forma, quanto maior a distância percorrida pelo corpo, no menos intervalo de tempo, maior será a sua velocidade.
- Equação do MRU : A velocidade (v) pode, então, ser definida como a distância percorrida (ΔS) por unidade de tempo (t). Matematicamente, temos: v = ΔS/t
A unidade de medida dessa