Trabalhos
FATORES DETERMINANTES DA PERCEPÇÃO
1) Mecanismo Fisiológico do Percebedor : a) órgãos receptores b) nervos condutores c) cérebro
2) Características dos Estímulos: São as condições externas ao percebedor.
a) Intensidade :Ex: clarão forte, som agudo,cheiro penetrante, etc b) Tamanho: Atentamos preferencialmente para estímulos maiores c) Cor: Objetos coloridos chamam mais a atenção d) Mobilidade. Estímulos móveis são mais percebidos que os estacionários.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: A ATENÇÃO é uma condição essencial para que haja Percepção. Perceber é tomar conhecimento da realidade, mas para isso é preciso focalizar a atenção sobre ele. Quem percebe seleciona objetos do meio ambiente, pois nem todos os estímulos são percebidos simultaneamente pela mesma pessoa.
3) Estado Psicológico do Percebedor : Os motivos , emoções e expectativas fazem com que percebamos preferencialmente certos estímulos do meio. Temos tendência a perceber o mundo mais como queremos que ele seja, do que como realmente ele é.
O sucesso ou fracasso nas nossas relações com as pessoas depende, de em maneira geral, da nossa capacidade de perceber o outro.
Perceber nada mais é do que adquirir conhecimento através dos sentidos; mas não é só isso. Aliamos à nossa fisiologia a capacidade emocional e intelectual, ou seja, a partir do que vemos, tocamos, ouvimos e, usando a emoção, a inteligência, passamos a sentir uma pessoa ou situação. Com isso, formamos idéias, compreendemos, distinguimos, e é nesse momento que se dá a percepção.
A percepção está sujeita a diversos tipos de influências, que tanto podem clarificar o significado das coisas como embotá-lo.
Entre os fatores que exercem influência na percepção estão as nossas próprias características, nossa historia de vida, nossas experiências passadas, já que