Trabalhos
O objetivo deste artigo é apresentar o conceito de Globalização, seus teóricos mais importantes e os principais argumentos utilizados no debate pró e contra a Globalização. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e consideramos que o artigo funciona como uma introdução ao debate sobre a globalização, refletindo a polifonia que encontramos no mesmo.
Palavras-chave
Globalização, Rede, Neoliberalismo.
Resumo
Muitos autores consideram a globalização um processo revolucionário, decorrente do avanço e desenvolvimento tecnológicos, ao longo dos últimos 20 ou 30 anos, que tem alterado todos os setores da sociedade. Das diversas definições de globalização, citaremos a mais clássica:
"No geral, a globalização é uma nova fase de desenvolvimento capitalista, cujas características básicas são a desregulamentação dos mercados, a processos de trabalho e de trabalho, de privatização das economias, com base tecnológica focada na utilização de microeletrônica e a utilização generalizada das novas tecnologias, como a robótica, automação, tecnologia da informação, biotecnologia e biogenética”. (MARTÍNEZ, SALAS e MÁRQUEZ, 1997).
O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios - até então restritos ao mercado interno - para mercados distantes e emergentes.
O complexo fenômeno da globalização teve início na Era dos Descobrimentos e se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Foi resultado da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos (Revolução Tecnológica) e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial.
As inovações nas áreas das Telecomunicações e da Informática (especialmente com a Internet) foram determinantes para a construção de um mundo globalizado.
O surgimento dos blocos econômicos