Trabalhos
Biela
Num motor a energia mecânica gerada à custa da queima do combustível é transmitida aos êmbolos que efectuam movimentos alternativos. Esse movimento alternativo tem de ser transformado em movimento rotativo. O elemento mecânico que transforma o movimento alternativo em rotativo é a cambota. A biela não é mais do que o componente mecânico que serve de ligação entre o êmbolo e a cambota.
Bloco
Componente central de um motor (normalmente construída em ferro fundido ou alumínio) onde são perfurados os cilindros.
Carter
Parte inferior de um motor onde normalmente está armazenado o óleo.
Óleo
Fluído responsável por lubrificar as diferentes peças em movimento num motor. Para além de lubrificar um óleo desempenha também o papel de detergente, antioxidante e refrigerante.
Cilindrada
Volume coberto pelos êmbolos de um motor ao deslocarem-se no interior dos cilindros desde o ponto mais alto (ponto porto superior) até ao ponto mais baixo (ponto morto inferior) do seu curso. A cilindrada mede-se normalmente em centímetros cúbicos.
cilindro
Perfurações de geometria cilíndrica que se efectuam no bloco do motor.
Colector de admissão
Condutas que o ar atmosférico percorre até atingir as válvulas de admissão. O colector de admissão pode englobar o filtro do ar, os injectores, assim como o compressor e o intercooler (caso existam).
Colector de escape
Conjunto de tubagens que recolhem os gases de escape provenientes dos cilindros pelas válvulas de escape e os enviam para a atmosfera. É no colector de escape que se