Trabalhos
Gabriela Oliveira
Um dos grandes desafios na atualidade para a maioria das empresas é encontrar profissionais capacitados para ocupar as vagas disponíveis. Um mercado cada vez mais exigente e necessitado de pessoas preparadas. Essa ausência de mão de obra capacitada ou apta é justificada por vários quesitos e analisada por diferentes profissionais. As dificuldades são provenientes em grande parte do desajustamento entre a formação acadêmica dos jovens e das necessidades das empresas.
No entanto, ainda não existe uma fórmula mágica que resolva a situação, mas ela pode ser compreendida. Para a administradora de empresas, Érica Aparecida de Oliveira o grande desafio está no recrutamento. “É possível observar que os profissionais recém-formados não estão preparados para ocupar as vagas, carregam uma carga teoria, mas não experiente. O que dificulta no momento de seleção”, explica.
Uberlândia atualmente forma inúmeros profissionais, que encontram um mercado saturado e ao mesmo tempo carente. As empresas encontram profissionais com problemas anteriores aos mercadológicos; muitas vezes ainda estão no momento da formação. Outros chegam com problemas de educação básica, por não terem encontrado, ao longo da vida, acadêmica, instrução ou informação sobre o futuro mercado. “Um problema grave e comum é a formação acadêmica deficiente. E é essa educação defasada que desprepara o profissional, e qualifica de maneira negativa até mesmo aquele que vai selecionar. A dificuldade está em encontrar nos profissionais características que supram a necessidade da companhia”, analisa a administradora. O primeiro desafio é identificar o que a empresa precisa e o tipo de profissional que espera. Depois o recrutamento, por fim a seleção, entre os candidatos, o que melhor atenda os requisitos. “O desafio mesmo se encontra em manter esse candidato na empresa, justamente por nos depararmos com profissionais