Trabalhos
O gás natural compreende muitas vantagens para o uso doméstico, ele é uma alternativa energética moderna que traz à sua casa conforto, comodidade e segurança, tudo isso com economia e respeito ao meio ambiente. A função desse trabalho em geral é mostrar algumas questões referentes à aplicação do gás natural como fonte de energia domiciliar.
2- O Que é Gás Natural?
As definições de gás natural se mostram praticamente iguais entre as diferentes fontes pesquisadas. Sabendo dessas definições, é possível definir que o gás natural e uma mistura de hidrocarbonetos que, quando submetidos às condições normais de temperatura a 20°c e pressão1atm, se apresentam em estado gasoso. Não possui cor, forma característica (como qualquer gás) ou odor. Ele é constituído do metano ao hexano sendo seus principais componentes o metano e etano. Sendo apresentada na tabela 1 a composição média de cada componente. Podendo ser considerado uma fonte de energia não renovável, combustível fóssil e natural.
2.1- A utilização do gás natural como combustível doméstico
Podemos observar que hoje em dia há uma crescente utilização do gás natural como combustível domestico. E sua distribuição é feita através de dutos canalizados pelas as empresas responsáveis. E importante destacar que hoje em dia temos dutos espalhados pelo país, e lembrando que o gás natural residencial (GNR) possui uma composição diferente do gás liquefeito de petróleo (GLP), onde podemos observar na tabela 1 as diferentes porcentagens de suas composições médias. As principais diferenças entre o GLP e GNR
2.2 No mercado domiciliar o gás pode ser utilizado em diversas formas, tais como: * Cocção de alimentos.
Fonte: cliquearquitetura.com.br * Aquecedores de ambientes.
Fonte: forumdaconstrucao.com.br
* Aquecedores de água como chuveiro, torneiras e piscinas. Fonte: lorenzetti.com.br
* Secadores de roupas.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/
* Lareira