Trabalhos
PARLAMENTARISMO O BRASIL
No Brasil, discute-se muito a crise do presidencialismo e pouco a do próprio regime parlamentarismo.
Entretanto, afora a questão da necessidade de partidos fortes e uma administração burocrática estável, convém lembrar-se do problema da representatividade do Parlamento no regime parlamentarista.
O parlamentarismo caracteriza-se pela entrega do poder executivo ao parlamento, o qual escolhe o gabinete que vai governar. Se o Parlamento tiver representatividade viciada, o poder será entregue a um Parlamento com representatividade ilegítima.
Pode-se dizer que nessa representatividade desequilibradas, nas regiões do Norte e Nordeste, tem peso muito grande na política nacional, por isso é que alguns defensores do parlamentarismo são políticos que resistem em estabelecer um Camará Federal com representatividade proporcional à população.
Uma segunda questão: o que fazer com o senado? Nossa representação política é bicameral, não podendo ter maioria no camará e minoria no Senado, mas nos regimes democráticos parlamentaristas de maior sucesso, o sistema é unicameral.
Em terceiro lugar, temos a lembrar de que o parlamentarismo implica na limitação da presença de partidos nacionais e com isso teríamos que reduzir o número de partidos. A implantação do parlamentarismo no Brasil exige uma reforma partidária, além disso, deve-se observar o fato de que organizações não partidárias e não parlamentares, terem dificuldades no parlamentarismo.
Por último, a implantação do parlamentarismo deverá ser feita também nos níveis estadual e municipal, por isso que o Governador do Estado, com sua bancada, poderão derrubar gabinetes.
Não será fácil essa mudança, pois estados e municípios, em nível Nacional, tem características