Trabalhos
FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE E DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL
PERSONALIDADE => ORIGINA-SE DO LATIM “PERSONA”.
ESTRUTURA E DINÂMICA DA PERSONALIDADE - SIGMUND FREUD
ID – O ID É A FONTE DA ENERGIA PSÍQUICA (LIBIDO). APRESENTA A FORMA DE INSTINTOS QUE IMPULSIONAM O ORGANISMO. ESTÁ RELACIONADO A TODOS OS IMPULSOS NÃO CIVILIZADOS, DE TIPO ANIMAL, QUE O INDIVÍDUO EXPERIMENTA. . NÃO TOLERA TENSÃO. SEU NÍVEL DE TENSÃO É ELEVADO, AGE NO SENTIDO DE DESCARREGÁ-LA. É REGIDO PELO PRINCÍPIO DO PRAZER. SUA FUNÇÃO É PROCURAR O PRAZER E EVITAR O SOFRIMENTO. LOCALIZA-SE NA ZONA INCONSCIENTE DA MENTE. O ID NÃO CONHECE A REALIDADE OBJETIVA, A "LEI" ÉTICA E SOCIAL, QUE NOS PRENDE PERANTE A DETERMINADAS SITUAÇÕES DEVIDO AS CONCLUSÕES DA INTERPRETAÇÃO ALHEIA.
Ego – Significa “eu” em latim. E responsável pelo contato do psiquismo com o mundo objetivo da realidade. O Ego atua de acordo com o princípio da realidade. Estabelece o equilíbrio entre as reinvindicações do Id e as exigências do superego com as do mundo externo. É o componente psicológico da personalidade. As funções básicas do Ego são: a percepção, a memória, os sentimentos e os pensamentos. Localiza-se na zona consciente da mente.
Superego – Atua como censor do Ego. É o representante interno das normas e valores sociais que foram transmitidos pelos pais através do sistema de castigos e recompensas impostos à criança. São nossos conceitos do que é certo e do que é errado. O Superego nos controla e nos pune (através do remorso, do sentimento de culpa) quando fazemos algo errado, e também nos recompensa (sentimos satisfação, orgulho) quando fazemos algo meritório. O Superego procura inibir os impulsos do Id, uma vez que este não conhece a moralidade. É o componente social da personalidade.As principais funções do Superego são: inibir os impulsos do id (principalmente os de natureza agressiva e sexual) e lutar pela perfeição. Localiza-se consciente e pré-consciente.A