Trabalhos
Espécie epífita com pseudobulbos ovóides de 5 centímetros de altura, com folhas elípticas de 15 centímetros de comprimento e que se estreitam na base e são distanciadas umas das outras de 3 a 5 centímetros. Inflorescências de 20 centímetros de comprimento levemente arqueadas e com três a sete flores. Flor de seis centímetros de diâmetro com pétalas e sépalas na cor violeta-azulado-claro. Labelo róseo azulado e dotado de um calo amarelo. Coluna branca com aurículas púrpura. Sua cultura requer ambientes quentes úmidos. Floresce no verão.
CATTLEYA JENMANII
Epífita unifoliada de folhas com 30 centímetros de comprimento, carnosas, de coloração verde-escuro, saindo do ápice do pseudobulbo, oblongo. A inflorescência sai do ápice do pseudobulbo, em espata contendo de duas a três flores. É encontrada em ambiente de mata aberta, com altitude de 1000 metros, na fronteira do Brasil com a Venezuela; as flores, de 10 a 15 centímetros de diâmetros, com forte e agradável aroma, duram 20 dias. Floresce esporadicamente ao longo do ano.
ONCIDIUM RANIFERUM VAR. ALBUM
Pequena espécie epífita de difícil cultura. Pseudobulbos curtos e afunilados, de 5 centímetros de altura, densamente sulcados, de cor verde, pintalgados de marrom, portando duas folhas estreitas e sulcadas de 10 centímetros de comprimento. Inflorescências mimosas, com quinze a vinte flores. Flor de 1 centímetro de diâmetro, de cor branca e destacado calo de cor amarela na sua parte central. Floresce no verão.
RUDOLFILELLA AURANTIACA
Epífita de folhas lanceoladas, com até 20 centímetros de comprimento, de cor verde-escuro, com nervuras salientes, saindo do ápice do pseudobulbo achatado, com pintas escuras. A inflorescência sai da base do pseudobulbo. É encontrada nos estados do Acre, Amazonas, Pará e Roraima, em ambiente de mata de terra firme, sombreada e úmida, com altitude variando de 100 a 800 metros. As flores, de 3 centímetros de diâmetro, duram sete dias.