Trabalhos
Oficina de Ética Professor Inácio
GIL - Porto Alegre PA1/ 2013
O QUE É ÉTICA
26.03.13
Que tipo de relação Savater tece entre os conceitos de conveniência, bem e mal no âmbito das relações humanas?
Savater fala da relação das coisas que nos convém, que dizemos que é “bom”, e as coisas que não nos convém, que é o “mau”. Ele diz que todos nós tentamos adquirir o conhecimento de saber distinguir entre o bom e o mau, mas que algumas vezes pode gerar uma dúvida, como as drogas, que aumenta a nossa energia ou produzem sensações agradáveis, mas o abuso pode se tornar nocivo. Neste aspecto pode ser bom ou mau. Nas relações humanas, temos a mentira, que a maioria das vezes é algo mau, destruindo a confiança na palavra de quem mente, mas para viver em sociedade precisamos falar mesmo que provoque inimizades entre as pessoas. Mentimos para obter vantagem sobre algo ou alguém, ou até mesmo fazer um favor a alguém, como esconder a um paciente o problema de câncer, ou que está entre a vida e a morte, ou que ele tem câncer para poder curtir seu últimos dias de vida?. Vai muito da pessoa se ela quer ajudar, ou acabar com a amizade que foi feita com a outra pessoa.
A partir do texto e de sua experiência de vida,, como uma sociedade deveria lidar com as questões dos "opostos" dentro do âmbito da ética?
O texto fala que o mais nobre é viver para os outros, mas que também existem pessoas que preferem que os outros vivam para elas. São faladas muitas opiniões, mas o que conta de verdade é ganhar dinheiro, sem isso nada vale, nem mesmo tempo livre e felicidade. A minha experiências de vida com as questões dos opostos é que nem sempre vamos aceitar as opiniões dos outros, mas saber respeita-las. E noramalmente os apostos se atraem porque uma pessoa pode ser completada com qualidades de outra pessoa que ela não tem e aprender a conviver com alguém diferente. Por experiência prórpia, sei que pessoas com o mesmo gênio que