Trabalhos
Disciplina: Administração de Sistemas de Engenharia Urbana – Módulo de Saneamento
Instituição: Estação de Tratamento de Água (ETA) - SAAE São Carlos
Palestrante: Eliana de Cassia G. Aiello - Chefe do Setor de Laboratório Físico/Químico ( Técnica em Quimica)
Assunto: Estrutura funcional da ETA
Data da visita: 09 de abril de 2013
Data de Entrega: 16 de abril de 2013
INTRODUÇÃO
A Estação de Tratamento de Água, localizada na rua Doutor Carlos Botelho 1201, possui capacidade de 500 l/s e é responsável pelo abastecimento de 50% da água tratada do municipio de São Carlos, SP. Recebe água bruta das captações do Monjolinho e do Ribeirão do Feijão, ambas pertencentes a Bacia Jacaré-Guaçu e classificadas como Classe 2.
A ETA é de responsabilidade da SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto – a qual se contitui uma Administração Indireta em forma de Autarquia, dispondo de autonomia econômica/financeira e administrativa, além de possuir seus próprios bens patrimoniais e também seu próprio quadro de servidores.
Atualmente a ETA conta com 35 funcionários, sendo seis operadores. Para um adequado funcionamento de 24 horas da estação, diariamente apenas quatro operadores cumprem seu turno, uma vez que o quinto operador tem direito a folga, fazendo assim, um revezamento entre eles. Além disso, é previsto também que um sexto operador esteja cumprindo seu periodo de férias. Existe ainda a previsão de um sétimo operador, o qual já está em período de contratação.
Antigamente, era exigido pouco ou nenhum nivel escolar destes operadores, contudo, após a modernização do sistema realizada 14 anos atrás, os concursos públicos passram a exigir, no mínimo, nível técnico para esta função. A capacitação de novos operadores é realizada pelos funcionarios que ingressaram na estação antes da modernização, tendo em vista que estes possuem um conhecimento prático bastante aprimorado.
ESTRUTURA FISICA E ETAPAS DA ETA
A ETA é do tipo convencional, que