Orientação sexual
Vanessa Terezinha da Silva
Laís Della Giustina
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
PED0293 – Prática do Módulo III
02/07/2012
RESUMO
Quando tratamos do tema Orientação sexual, buscamos sempre considerar a sexualidade como algo que esta inseparavelmente ligada á vida e a saúde, que caracteriza o ser humano, do nascimento até a morte. Refere-se ao direto de prazer e ao exercício da sexualidade com responsabilidade. Reuni se num todo as relações de gênero, o respeito a si mesmo e ao outro e a diversidade de crenças, valores e expressões culturais que existem em uma sociedade. Inclui também a importância da prevenção contra as doenças sexualmente tranmissiveis e a gravidez precoce na adolescência. Tendo a intenção de contribuir para a superação de tabus e preconceitos ainda existentes na sociedade.
Palavras-chave: Sexualidade infantil, orientação, comportamento, educação.
1 INTRODUÇÃO
Muitos se perguntam se criança tem sexualidade o se sente prazer. E essas pergunta podem ser respondidas com certeza de que sim, contudo, é uma sexualidade diferente de uma pessoa adulta.
O desenvolvimento sexual da criança esta todo voltado para o desenvolvimento corporal, social e psicológico do bebe, pois já tem inicio desde o nascimento e vai se desenvolvendo por toda vida. Basicamente os primeiros prazeres que uma criança sente é de comer, dormir e brincar. O partir de uma certa idade começam a surgirem as perguntas, as crianças começam a querer descobrir o seu próprio corpo e na maioria das vezes o corpo dos amigos. Isso é muito normal e natural, pois, eles começam a perceber a diferença no corpo de menina para menino.
Começar a falar de sexualidade na infância e poder dar as informações corretas, incentivando a criança a ter conhecimento de si mesma, respeito próprio pelo seu corpo e pelos outros.
2 DESENVOLVIMENTO
A sexualidade começa a se formar no