Trabalhos
A química é a ciência da matéria e das mudanças que ela sofre. O mundo da química, portanto inclui todo o material que nos rodeia. Nenhum material independe da química, seja vivo ou morto, vegetal ou mineral, na Terra ou em uma estrela distante. A química funciona em três níveis
1- Macroscópico: trata das propriedades dos objetos grandes e visíveis.
2- Microscópico: interpreta os fenômenos em termos de rearranjo dos átomos. 3- Simbólico: descrição dos fenômenos químicos por símbolos químicos ou equações matemáticas. Este nível mantém unidos os outros dois.
Noções de escala são muito importantes para compreender a química. Os átomos são extremamente pequenos e existem em enormes quantidades mesmo em objetos menores. O diâmetro de um átomo de carbono é de cerca de 150 trilhonésimos de um metro.
1.1 Estrutura da matéria
Matéria é na verdade muito difícil de ser definida com precisão sem o apoio da física. Porém uma definição operacional simples nos diz que matéria é qualquer coisa que tem massa e ocupa lugar no espaço.
Uma das características da ciência dá significado preciso às palavras comuns do nosso cotidiano. Por exemplo, na linguagem comum “substância” é apenas outro nome de matéria. Mas para química:
SUBSTÂNCIA: é uma forma simples e pura da matéria.
5
Figura1: cristais de enxofre.
Então a carne não é uma substância, mas uma mistura de substâncias.
Substâncias puras e misturas
Substâncias são as diferentes variedades de matéria. Podem ser classificadas em dois grupos:
Substancias puras: e aquela que apresenta propriedades constantes e definidas. Misturas: é a reunião de duas ou mais substancias que não reagem entre si.
Podemos classificar as substancias puras em: simples e compostas.
a) substância simples: substancias simples ou elementares são aquelas formadas por apenas um elemento químico. Exemplo: Gases oxigênio (O2), nitrogênio (N2) e hidrogênio (H2).
b) substância