Trabalhos
O objetivo maior desta Monografia é estabelecer a atividade lúdica como importante meio de desenvolvimento/aprendizegem na educação infantil, através de revalorização do estudo dos jogos e das atividades físicas e literárias, evidenciando, assim, a necessidade de se repensar a prática pedagógica.
O lúdico dentro da escola são uma possibilidade de pensar a educação numa perspectiva criadora, autônoma, consciente, buscando desenvolver a percepção do ser em seus aspectos físicos, psíquicos e sociais. ‘’ Atividade lúdica é uma forma de os alunos exercerem essas ações, e não apenas desenvolver a inteligência por meio de simples registro de observações’’ (Moraes, 1997, p.4).
Tais meios lúdicos de aprendizagem correspondem ao ensino forma, onde a criança interage com os seus pais, parentes e amigos. Por isso, o objetivo a ser alcançado no desenvolvimento escolar da criança é tornar o ensino mais estimulante à criatividade, pensamento e reflexão.
A criança é naturalmente criativa. Para ela, criar é tão natural, quanto o andar e o correr, ela necessita fazer uso contínuo de suas energias e imaginação.
Quando a criança brinca, lê, desenha ou manipula qualquer outro tipo de material que permite um trabalho livre e criativo, deve-se visualizar como esta atividade a possa tornar feliz e contribuir para sua interação social.
Segundo Piaget (1989), a criança, no ensino fundamental, se encontra numa fase de pensamento concreto, e faz uso de seus sentidos para enriquecer suas experiências. Nesta fase, as atividades lúdicas fornecerão ricas oportunidades para o desenvolvimento infantil, uma vez que põe ao alcance das crianças as mais diversas modalidades de atividades e brincadeiras.
Tais objetivos só são alcançáveis a longo prazo, tendo como base as atitudes e habilidades propostas, conseguindo-se assim obter sempre resultados positivos.
CAPÍTULO I
O LÚDICO E A ESCOLA
Na vida de criança, o brincar ganha espaço através da