Trabalhos
Para concursos Profª. Eliane
— INFORMAÇÕES SOBRE VERBOS — VALORES TEMPORAIS, ASPECTUAIS e MODALIZADORES DOS TEMPOS VERBAIS.
MODO INDICATIVO PRESENTE Tempo e aspecto Indica um fato que ocorre no momento da fala: A Lua brilha no céu estrelado. Indica estados ou modos de ser permanentes (conceitos, verdades científicas, dogmas, artigos de lei): A Lua gira em torno da Terra. Modalização
Dá certeza e atualidade a uma ação ou fato futuro, dependente de uma condição: Se você me der uma indicação, eu a encontro. (por encontrarei). Torna um pedido mais delicado e íntimo, caso em que freqüentemente se combina com a interrogação: Você fecha a porta?
Expressa uma ação habitual ou uma faculdade do sujeito, ainda que ela não esteja sendo exercida no momento da fala. Acordo cedo e saio para o trabalho. Eu chego Prefiro uma limonada a um refrigerante. Tu chegas Dá vivacidade e dramaticidade a fatos que, dentro de uma Ele chega narrativa, deveriam estar no passado (presente histórico): Nós chegamos De súbito, o menino salta em frente ao carro para alcançar o Vós chegais avô. Não houve tempo de salva-lo. (por saltou). Eles chegam
PRETÉRITO IMPERFEITO Tempo e aspecto Modalização
Traduz idéia de duração, continuidade, o que o torna especi- almente adequado para descrições e narrações de acontecimentos passados. É empregado quando nos transportamos pra o passado e descrevemos o que então era presente. Eu falava e ele não me ouvia. Indica fato passado, não concluído: Os garotos estavam indóceis, à espera do grande mocinho norte-americano.
Apresenta um fato como conseqüência certa e imediata de outro (hipotético), que não ocorreu: Se tivesse dinheiro, comprava este apartamento. (por compraria) Atenua uma afirmação ou pedido: Vinha saber se você me emprestava um pouco de sal. (por empreste-me)
Indica, entre processos simultâneos, o que estava em desenvolvimento quando sobreveio outro: Eu chegava O bloco passava