Trabalhos
Introdução Neste trabalho pretendemos esclarecer e iremos apresentar noções de primeiros socorros, as quais devem ser feitas mesmo por pessoas leigas, até que seja possível uma assistência médica efetiva. Evidentemente, estes socorros limitam-se a medidas mínimas que proporcionam à vítima, rapidamente, uma situação que possa livrá-la de um agravamento do seu estado ou mesmo da morte imediata, por asfixia ou afogamento. Vamos mostrar, como proceder com o socorro, como se manifesta e primeiramente o que é, no caso da Asfixia e do Afogamento.
1. O que é Asfixia?
É a insuficiência de oxigenação, podendo ser provocada por: · Choque elétrico · Afogamento · Obstrução das vias aéreas (boca, nariz e garganta) · Envenenamento · Enforcamento
IMPORTANTE: A falta de oxigênio pode provocar sequelas dentro de 3 a 5 minutos, caso não seja atendido imediatamente.
2. Como se manifesta? · Atitudes que caracterizam dificuldades na respiração. · Ausência de movimentos respiratórios. · Inconsciência. · Cianose (lábios, língua e unhas arroxeadas) · Midríase (pupilas dilatadas)
3. Como proceder com o socorro? · Encorajar a vítima a tossir. · Realizar a manobra de Heimlich (desobstrução das vias aéreas superiores) · Executar a respiração de socorro boca-a-boca. · Em caso de parada cardiorespiratória, executar a respiração cardiopulmonar.
AFOGAMENTO. · É um tipo de asfixia provocada pela obstrução do aparelho respiratório por líquidos.
Motivos importantes que podem levar a um afogamento: · Cãibra · Mal jeito em membros ou ondas mais fortes. · Enchentes e inundações.
Como Evitar o afogamento: · Ter cautela é importante. · Procure não nadar com o mar agitado. · Não ir para áreas de maior profundidade, principalmente se não souber nadar ou se estiver sob efeito de