Trabalhos
A domótica é um conceito que visa a automatização de edifícios, através do controlo e monitorização integrados dos diferentes sistemas de apoio à sua exploração.
Herdeira de boa parte da tecnologia de automação industrial, a domótica tem vindo a generalizar-se nos domínios da habitação doméstica e da hotelaria, sendo a sua presença cada vez mais comum também em superfícies comerciais e de serviços.
A domótica é uma tecnologia recente que permite a gestão de todos os recursos habitacionais. O termo “Domótica” resulta da junção da palavra “Domus” (casa) com “Telemática” (electrónica + informática). São estes dois últimos elementos que, quando utilizados em conjunto, rentabilizam o sistema, simplificando a vida diária das pessoas satisfazendo as suas necessidades de comunicação, de conforto e segurança. Quando a domótica surgiu pretendia-se controlar a iluminação, condições climáticas, a segurança e a interligação entre os vários elementos. Nos nossos dias com a evolução da domótica, existem circuitos que controlam, verificam, comparam as mais diversas funções todos com o objectivo de automatizar o ambiente doméstico. Na área da Home Automation, a interligação dos diversos circuitos, sensores ou automatismos estão quase sempre centralizados. Existem no entanto alguns circuitos que funcionam ou podem funcionar de forma autónoma .
A automatização de edifícios envolve questões técnicas e de funcionalidade.
Que tipo de sistemas de domótica devo adquirir ?
Em termos funcionais:
Os sistemas de automação residencial devem possuir capacidade de “inteligência” distribuída e interacção com os diversos sub-sistemas (Electrodomésticos, Ar Condicionados, Luzes, Segurança, Multimédia, ....). A integração de todos os dispositivos e seu controle, deve ser integrada num controlador único, possibilitando ao utilizador gerir, programar, alterar e controlar os dispositivos sempre que necessite de uma forma simples e eficaz. A compatibilização entre um sistema de uma