Trabalhos
Neste trabalho vamos ressaltar o endividamento das famílias brasileiras, que a cada dia vem aumentando de uma forma quase incontrolável, por um grande número de famílias que não sabem se organizar, fazer a divisão de seu salário, olhando só para as facilidades dos crediários.
As pesquisas indicam, que as dividas das famílias vem dobrando a cada ano, isso basicamente por consequências de fatores como: o aumento de ofertas de créditos, divisão em longas parcelas, pagamento a partir de três meses ou do ano que se aproxima, e, isto acaba alimentando o consumidor a comprar sem um planejamento do seu salário e, vão acumulando as dividas indo ás vezes parar em órgãos da justiça, pois chega o momento em que não da para pagar.
2 DESENVOLVIMENTO
O endividamento das famílias brasileiras vem ocorrendo diante da grande facilidade de crédito que se vem tendo e com isso a população não resiste a tantas ofertas da mídia, que instigam a dividas maiores. Além de o baixo poder aquisitivo da maioria, acabam financiando suas compras sem ao menos se planejarem, acabam também esquecendo que podem ficar desempregados dificultando assim saudar suas contas. As famílias de baixa renda não possuem educação financeira, não conhecem sobre a importância do dinheiro e as normas corretas de utilizá-lo, e assim ficam a um passo das dividas. Isso acontece com maior parte da população por não ter o habito de fazer planejamento.
As dificuldades de lidar com as facilidades de crédito, que as lojas e bancos oferecem de maneira muito simples, e com isso se empolgam com tamanha facilidade. É também caracterizado por dividas com cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro. Segundo fontes de pesquisa o cartão de crédito foi apontado como principal causador das dividas com 73,3% das famílias endividadas. Essas dividas levam de quatro a cinco anos para serem pagas, são dividas longas fazendo com que as pessoas percam sua