Trabalhos
Protozoário, Tripanosoma cruzi
Inseto da Subfamília Triatominae, conhecido popularmente como barbeiro; Contágio através da picada do barbeiro contaminado.
Febre, mal-estar, falta de apetite, dor ganglionar, inchaço ocular e aumento do fígado e baço.
Melhoria das moradias rurais, das condições de higiene e a limpeza freqüente das palhas e roupas são eficazes.
Amebíase
Protozoário, Entamoeba histolytica.
Entamoeba histolytica. Ingerido através de algum alimento contaminado. Alimentos e água infectados; Contatos sexuais anal-oral;
Dor abdominal, diarréia, náuseas, etc.
Manter a higiene é essencial para prevenir essa doença. Beber água de boa procedência (ou ferver), políticas públicas de saneamento básico.
Giardíase
Protozoário flagelado Giardia lamblia.
ingestão dos cistos oriundos das fezes de indivíduo contaminado, durante sexo oral-anal. Moscas e baratas também podem transportá-los.
diarreia crônica com cheiro forte, fraqueza e cólicas abdominais no hospedeiro.
adotando-se hábitos de higiene, ingerir unicamente água tratada, higienizar os alimentos antes do consumo e cura dos doentes.
Malária
protozoários do gênero Plasmodium.
pelo mosquito Anopheles.
Febre alta, sudorese e calafrios, palidez, cansaço, falta de apetite e dores na cabeça e em outras regiões do corpo
evitar picadas do mosquito, fazendo o uso de repelentes, calças e camisas de manga longa, Evitar o acúmulo de água parada a fim de impedir o nascimento de novos mosquitos.
Toxoplasmose
Toxoplasma gondii, protozoário.
Febre, dores musculares e articulares, comprometimento da visão, dor de cabeça e garganta e manchas pequenas e vermelhas pelo corpo
Cuidados relacionados à ingestão de carne e contato direto com animais, principalmente felinos, Lavar com água corrente os vegetais antes de comê-los.