Energia limpa
[pic]
As energias renováveis não poluem o ambiente e são inesgotáveis
O que seria energia limpa?
Energia limpa, chamada também de energia renovável é aquela originária de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração (renovação), ou seja, não se esgotam. As suas fontes podem ter origem terrestre (energia geotérmica); gravitacional (energia das marés) e solar (energia armazenada na biomassa, energia de radiação solar, energia hidráulica, energia térmica oceânica e energia cinética do vento e das ondas). Também são consideradas fontes de energia renovável os resíduos agrícolas, urbanos e industriais.
Exemplos:
• Energia Solar; • Energia eólica (dos ventos); • Energia hidráulica (dos rios); • Biomassa (matéria orgânica); • Geotérmica (calor interno da Terra); • Maremotriz (das ondas de mares e oceanos).
Abaixo vamos conhecer um pouco mais sobre os tipos de energia renovável.
ENERGIA SOLAR
[pic]
A energia solar é obtida através da luz do Sol
Por ser uma energia que tem um custo muito alto em sua implantação, a energia solar é ainda pouco empregada para gerar energia em grande escala. É considerada renovável por ser uma energia obtida pela luz do Sol, que pode ser absorvida através do coletor solar, concentrador solar ou painel solar. Através dessas tecnologias, a luz do Sol é transformada em energia. Muitas pessoas utilizam a energia solar em casa, como uma forma de economizar e aproveitar a energia proveniente do Sol.
ENERGIA EÓLICA
[pic]
Imagem mostrando um aerogerador, responsável por captar a energia do vento
Ainda pouco utilizada no mundo, à energia eólica é a energia gerada a partir do vento. Há muitos anos o homem já utiliza essa energia para movimentar as suas embarcações; e também nos moinhos de vento, utilizados para moer grãos.
Para que a energia eólica seja produzida, é necessário que os aerogeradores