trabalhos
ITERPRETAÇÃO
O Behaviorismo e mal interpretado, devido á sua preocupação com o rigor cientifico.
Um dos maiores equívocos esta na falsa concepção de que o Behaviorismo ignora os sentimentos, a consciência, e os estados mentais. Skinner recorre as contingências ambientais que segundo ele atuam nos níveis filogenético, ontogénetico e cultural, que são os níveis de determinação do comportamento.
Eventos privados
A subjetividade e denominada por Skinner como eventos privados que englobam comportamentos encobertos.
Aqueles acessíveis apenas ao próprio individuo; inclui os estímulos internos, condições corporais e respostas emocionais. Eventos privados
O behaviorismo considera a consciência, os sentimentos, estados mentais, entre outros estados internos, como comportamentos; e não como causas para explicar determinados comportamento.
Vistos também, frutos da relação do sujeito com o ambiente.
Eventos privados
Condições corporais
Eventos privados respostas emocionais
COMPORTAMENTOS
E fácil atribuir a causa do comportamento aos sentimentos porque eles ocorrem ao mesmo tempo em que estamos nos comportando, ou antes de nos comportarmos. Skinner esclarece; que de fato na maioria das vezes, as pessoas não estão consciente das contingências ambientais que estão controlando seus comportamentos.
Conceito EU
Para Skinner (1998), o conceito EU não é essencial em uma análise do comportamento porque ele se baseia nas variáveis do ambiente.
Considera o EU um mero artifício para simplificar a relação funcional “ causa e feito”.
Eventos privados
Os eventos privados podem fazer parte de uma cadeia de comportamento, mas não o determinam. O estimulo que produz o comportamento é sempre ambiental externo.
Não há gravidade alguma em deixa