Trabalhos
A linguagem na propaganda
Para início de conversa...
Faça isso! Faça aquilo! Compre isso! Compre aquilo! Alugue, assine, estude, pare, use... A propaganda está sempre nos dizendo o que fazer! Já parou para pensar sobre isso? Então, vamos lá! Para que você acha que serve uma propaganda? A propaganda serve para ajudar um fabricante a vender seu produto. Também serve para ajudar a chamar nossa atenção para alguma informação.
Por que a propaganda fala como se estivesse “dando ordens”? Na verdade, a propaganda não está “dando ordens”. Ela usa verbos no modo imperativo, que também podem indicar um pedido, um convite e até mesmo uma persuasão, para nos convencer mais facilmente de algo.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias • Língua Portuguesa
5
Quando escutamos um comando, nosso cérebro se prepara para executá-lo. Como o modo imperativo é o modo verbal dos comandos, tendemos a obedecer a ele! Por isso, a propaganda usa esse modo verbal: ela quer que façamos exatamente o que ela sugere! A propaganda, porém, baseia-se, antes de tudo, em um ato de persuasão. E o que vem a ser persuasão? Persuasão vem do verbo persuadir, que significa convencer, levar a acreditar. Ou seja, persuadir é fazer com que o outro acredite no que você está dizendo. Pois bem, essa é a função da propaganda: convencer! É por meio dela que uma empresa ou instituição procura nos convencer de alguma ideia ou de algum produto que será bom para nós. Portanto, sempre que ouvir ou ler uma propaganda ou um anúncio, tenha em mente que o publicitário (aquele que elabora a propaganda) está tentando ser persuasivo, isto é, está procurando conquistar você para comprar o produto anunciado...
Objetivos de aprendizagem
Identificar a estrutura de textos de propaganda. Reconhecer a linguagem usada nas campanhas publicitárias. Analisar os elementos linguísticos próprios da propaganda. Compreender as estratégias de persuasão próprias às campanhas publicitárias.