trabalhos
Após duas decadas de estabilização monetária, sem acertar a formula do crescimento sustentado, o Brasil, após um plano insaturado em um contexto pouco favorável, ganha a liberdade e a estabilidade que precisa para poder.
Ao primeiro momento o Brasil acumulava seis planos falidos em sete anos, submetendo a populaçao a uma montanha russa de congelamentos, trocas de moeda, alem de um traumatico confisco. Foi sob esse cenario que a equipe do Plano Real anunciou sua estratégia e, no fim de 1994, implantou a Unidade Real do Valor (URV), que levava o país para o mundo da inflação baixa.
Fernando Henrique Cardoso não era um perito em economia, por isso buscou a ajuda de uma equipe que o acompanhou. Deu prioridade a transparencia, contando a todos o que iria acontecer. Não houve congelamento de salarios, a distribuiçao de renda se estabilizou, os preços foram liberados, com todos esses fatores, as coisas se ajustaram.
E apesar das conquistas, após duas décadas de Plano Real, o país ainda revela a maior taxa de juros reais do mundo, o que é muito indevido, levando em conta a situação financeira do Brasil, e também rodeada de uma inflação incômoda que cresce a todo o momento.
O Plano Real mostrou-se nos meses e anos seguintes o plano de estabilização econômica mais eficaz da história, reduzindo a inflação (objetivo principal), ampliando o poder de compra da população, e remodelando os setores econômicos nacionais.
A estabilização e o ordenamento fiscal trazidos pelo Plano Real não são suficientes para garantir crescimento, apesar do saneamento das contas dos estados e um programa de privatizações que incluiu bancos estaduais, a adoção do regime de metas macroeconômicas entre outros programas implantados nessa situação ocorrida, pois as mudanças necessárias foram feitas para refrear a inflação e não outros problemas como uma reforma fiscal, por exemplo.
O plano a ser seguido era simples, debelar a