Estudo comparativo da resistência à tração de soldas de prata e super micro ponto, utilizadas em ortodontia
Tensile bond strength of silver solder and super micro point used for orthodontic appliances
Lourenço Correr
Leonardo
Sobrinhd
Xediek Consani
4
,
,Darcy
Mario
Flávio Nouer2,
Alexandre
Marcos
Rogério de Mendonça3,
Rafael
Coelho SinhoretP
'Professor da área de Materiais Dentários, Faculdade de Odontologia de Piracicaba/Unicamp. 2Professor da área de Ortodontia, Faculdade de Odontologia de Piracicaba/ Unicamp. 3Professor da área de Ortodontia, Faculdade de Odontologia de Araçatuba/ Unesp. "Aluno de graduação da Faculdade de Odontologia de Bragança Paulista
- USF
Resumo
O objetivo deste trabalho foi comparar a resistência à tração de fios de aço inoxidável unidos com soldas de prata e super micro ponto.
Foram realizadas seis soldagens para cada uma das soldas estudadas, com cada tipo de fio de aço inoxidável, de 0,017", 0,018", 0,020" e 0,021"
X 0,025", totalizando 48 amostras. A soldagem com prata foi efetuada com maçarico gás-ar
Miniflam, utilizando fundente Rock Mountain,
41. A soldagem com super micro ponto foi efetuada com o aparelho Kernit-2700. As amostras foram submetidas ao ensaio de tração numa máquina Otto Wolpert-Werke, com velocidade de 6 mm/segundo até a ruptura da soldagem. A soldagem com prata apresentou valores de resistência à tração superiores aos da soldagem com super micro ponto, com resultados estatisticamente significantes ao nível de 5%. Entretanto, para ambos os tipos de soldas, a resistência à tração não apresentou diferença estatisticamente significante, quando foi considerado o fator espessura dos fios, comexceçãodofio 0,021".
Palavras-chave: tência à tração.
fio ortodôntico, solda, reSIS-
Recebido em 8/4/97. Aceito em 5/6/97
RFO UPF, Passo Fundo, v.2, n.L, p.51-57, jan./jun.1997
52
Introdução
A soldagem é conhecida como o processo pelo qual duas peças