Trabalhos
Alunos : Enzo Carlos - Francisco Keven - Natanael – Jorge Lucas - Daniel
Números :6-8-9-14-2
Série/Turma : 8°D
Professora: Marta
Conclusão
Nesse trabalho vimos que a MPB foi criada em 1966, junto com segunda geração da Bossa Nova. Ela veio como a mistura de dois ritmos Bossa nova e folclórico.
Introdução
Nesse trabalho iremos falar sobre a MPB, também conhecida como Música Popular Brasileira e sua história, como e porque ela foi criada.
MPB
A MPB, expressão derivada de Música Popular Brasileira, é um gênero musical brasileiro. A MPB surgiu a partir de 1966, com a segunda geração da Bossa Nova.1 Na prática, a sigla MPB anunciou uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes, a Bossa Nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes, os primeiros defendendo a sofisticação musical e os segundos, a fidelidade à música de raiz brasileira. Seus propósitos se misturaram e, com o golpe de 1964, os dois movimentos se tornaram uma frente ampla cultural contra o regime militar, adotando a sigla MPB na sua bandeira de luta.
Assim como a Bossa Nova, a MPB foi uma tentativa de produzir uma música brasileira "nacional" que a partir de estilos tradicionais. A MPB teve um impacto considerável na década de 1960, em grande parte graças a vários festivais de música na televisão.
História
O termo "música popular brasileira" já era utilizado no início do século XX, sem entretanto definir um movimento ou grupo de artistas.2 1No ano de 1945, o livro "Música popular brasileira", de Oneyda Alvarenga, relaciona o termo a manifestações populares, como o