Trabalho de história
1º C
O surgimento das cidades
O desenvolvimento da agricultura irrigada nas planícies dos grandes rios foi o fator econômico decisivo na fundação das primeiras cidades, no Oriente Próximo. O Principal progresso técnico que a acompanhou foi a descoberta e uso do bronze (metal conseguido a partir da mistura do cobre e do estanho), que substituiu definitivamente a pedra na manufatura de todas as espécies de armas e ferramentas.
As primeiras cidades surgiram entre 3.500 e 3.000 a.C., nos vales dos rios Nilo, no Egito e Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia; posteriormente, mais ou menos em 2.500 a.C, no vale do rio Indo, na Índia e por volta de 1.500 a.C., na China.
O comércio e a divisão do trabalho
Em princípio, o comércio é indispensável aos povos, pois a existência de recursos na superfície é variável, de maneira que cada lugar deve ter suas carências supridas pela abundância existente em outros lugares. É, portanto, uma atividade que implica grande mobilidade espacial, o que a toma particularmente importante para a análise geográfica.
A centralização política
Com o desenvolvimento da agricultura e o aumento populacional, tornou-se necessário organizar melhor o trabalho na sociedade. Esse trabalho era feito pela aldeia da família mais poderosa, pela qual, o chefe dessa família passava então a ser um rei. O rei utilizava seus próprios servidores. Originou-se uma organização de pessoas com plena autoridade sobre a população, que podiam criar e cobrar impostos, fazer leis e julgar os crimes, entre outros. O local onde os servidores se comunicavam com o rei era o palácio.
A escrita
Um dos principais resultados do surgimento das cidades foi o desenvolvimento da escrita, por volta de 4.000 a.C. Isso se deveu a vários fatores entre eles:
A necessidade de contabilizar os produtos comercializados e os impostos.
O levantamento da estrutura das obras exigiu um sistema de sinais numéricos