Trabalhos
O marco do surgimento do Serviço Social no país também coincide com o início do processo de industrialização e do crescimento das populações das áreas urbanas. Nesse contexto, constatou-se que era preciso controlar a massa operária e essa foi a primeira missão do Serviço Social no Brasil.
Por tanto, exige-se uma atuação crítica e competência teórica dos assistentes sociais de modo que possam desmistificar o cotidiano e suas relações retificadas pela sociedade capitalista, buscando construir estratégias que superem os limites impostos à cidadania, tendo como objetivos a justiça social e a democracia para a melhoria de vida de toda a sociedade.
Sendo este o objetivo principal dessa tão digna e honrosa profissão, nos anos 90 o projeto da
Reforma Sanitária passa a ser questionado, trazendo assim um novo projeto de saúde articulado no mercado privatista. Ficando assim para o setor privado o atendimento dos cidadãos consumidores, garantindo ao Estado um mínimo aos que não podem realmente pagar. O projeto da reforma sanitária apresenta ao assistente social, questões para serem trabalhadas, como: atendimento humanizado estimula a participação cidadã. O grande debate do Serviço Social traz referencia ao projeto de reforma sanitária e o projeto ético-político profissional, mais não explicitamente, pois os trabalhos não traziam reflexões do cotidiano para sua articulação.
O Serviço Social é uma profissão de nível superior que trabalha as questões sociais na população. Através de análises e pesquisas sobre a realidade social, tem sua área de atuação dirigida a políticas e programas sociais; trazendo assim, seu foco para os direitos humanos e justiça na