trabalhos
Um Balanço Crítico
M auro G uilherm e P inheiro K oury
Identificar as principais tendências da área das Ciências Sociais da Imagem no Brasil é o objetivo principal deste trabalho, cuja base é um mapeamento de pesquisadores, instituições e ar quivos brasileiros que trabalham com a relação entre imagem e ciências sociais. Esse mapeamen to, coordenado por mim e realizado de outubro de 1996 a outubro de 1997, vem sendo atualiza do anualmente.
Embora com ênfase na antropologia visual, o estudo abrange dados mais gerais, na interse ção de várias disciplinas das ciências sociais e afins, levando à reflexão sobre os usos interdisciplinares da imagem e suas fronteiras em relação à antropologia.
E interessante mostrar que, indagados so bre suas áreas prioritárias de trabalho, apenas 48 dos pesquisadores que responderam ao questio nário base do mapeamento — num total de 147
— afirmaram lidar com a área específica de in teresse deste estudo, isto é, com pesquisas em linguagens imagéticas, ou ligadas a questões teórico-metodológicas que relacionam imagem e dis ciplinas ou temas das ciências sociais. Os demais indicaram as mais diversas temáticas das ciên cias sociais e humanas.
Há também os que responderam ser sua área de interesse a que se relaciona aos usos da imagem na pesquisa em ciências sociais, porém com preocupações mais técnico-instrumentais do que metodológicas.
A indicação de um interesse geral na área em questão como área prioritária de trabalho parece, contudo, em muitos casos, relacionar-se ao uso da imagem como uma forma analítica a
mais — além da forma textual — para a com preensão do recorte do real estudado. Em ou tros casos, parece mesmo indicar o uso dos recursos imagéticos como auxiliares da pesquisa verbal, como elementos adicionais na captação do real trabalhado, ou, ainda, como meras ilus trações do recorte em estudo.
A pesquisa visual nas ciências