A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Karin Maffini Santos
RA 2013100399
RESUMO:
As competências não podem ser construídas sem avaliação, porém esta não pode assumir um papel autoritário ou punitivo. A avaliação deve ser formativa e deve levar em conta o conhecimento do estudante muito mais que suas notas, assim este artigo traz, através de pesquisas bibliográficas, algumas considerações sobre a importância da avaliação nas séries iniciais do ensino fundamental como um diagnóstico do aprendizado.
PALAVRAS-CHAVE: Avaliação. Ensino fundamental. Séries iniciais
INTRODUÇÃO Este trabalho não espera considerar todos os temas e definições em "Avaliação Escolar". Trata-se de uma pesquisa breve sobre o assunto, porém analisada com muita dedicação e sensatez onde, alunos, mestres e responsáveis possam: ler, avaliar e talvez ter como parâmetro, o assunto contido neste trabalho.
Em virtude da disciplina de "Trabalho de Conclusão de Curso", realizei este trabalho, de forma prazerosa e uma vez que, esta disciplina exige que nós, educadores, escolhamos e desenvolvamos um tema de nossa preferência.
A opção pelo tema deve-se por entender a importância e a necessidade de avaliar corretamente os alunos, especialmente nas séries iniciais, e para questionar o significado da avaliação buscando mostrar que a mesma deve ser um processo para auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno e não apenas classificatório.
No entanto o objetivo deste trabalho é refletir sobre a abordagem do sistema de avaliação do ensino e a aprendizagem, para que e as instituições escolares públicas e privadas percebam que não podem medir e transformar de zero a cem a aprendizagem dos educandos.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a avaliação deve ser continua e priorizar a qualidade e o processo de aprendizagem, garantindo assim a evolução de todos os alunos. Também estabelece que sua prática deve ser