trabalhos
Aos 21 dias do mês de outubro de 2014, os alunos do 2º ano do curso de controle ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – campus Princesa Isabel, participaram de uma atividade laboratorial onde os temas condutividade elétrica e turbidez foram debatidos e explanados.
A turbidez é uma propriedade física dos fluidos que se caracteriza pela "nebulosidade" da água e pode ser interpretada como a ausência de claridade ou brilho. Ela é causada pela presença de substâncias suspensas e coloidais tais como, argila, sedimento, matéria orgânica e inorgânica, organismos microscópicos e algas. A turbidez é determinada pela quantidade de luz dispersada quando ela passa através de uma amostra.
A condutividade elétrica é a capacidade que a água possui de conduzir corrente elétrica. Este parâmetro está relacionado com a presença de íons dissolvidos na água, que são partículas carregadas eletricamente. Quanto maior for à quantidade de íons dissolvidos, maior será a condutividade elétrica na água.
Ao início da aula, nossa orientadora nos deu uma breve introdução sobre ambos os temas e, dando continuidade à aula foram apresentados os equipamentos responsáveis pela medição da condutividade e da turbidez, o condutivímetro e o turbidímetro respectivamente. Após isso, a turma foi dividida em grupos, e nesta ocasião cada uma das equipes foram instruídas a coletar uma amostra de água em algum ponto do instituto (em nosso caso foi coletada amostra no próprio laboratório).
Inicialmente medimos a condutividade elétrica da amostra e utilizamos os seguintes processos metodológicos:
As sondas do condutivimetro precisam ser lavadas com agua destilada e em seguida o condutivimetro é calibrado com a solução padrão 146,9 μS/cm e novamente as sondas são lavadas. Sequencialmente procedemos à leitura de condutividade elétrica da amostra que incidiu em 494,6 μS/cm a 25° C.
Logo após medimos a turbidez da água que é o grau de