Trabalhos
A globalização é entendida, de forma sintética, como um processo dinâmico de crescente e complexa integração entre questões econômicas, sociais, políticas, culturais e ambientais que acontecem em uma escala planetária, reduzindo e até anulando o peso anterior de restrições espaciais (a fricção da distância) e temporais, com a integração em tempo real. Por conseguinte, há um enorme potencial de interação em todas as escalas do espaço geográfico, unindo o local e o global. O turismo refere-se ao deslocamento temporário de pessoas de seus lugares de residência para outros lugares, atraídos por seus recursos naturais e culturais e utilizando toda uma infraestrutura colocada à sua disposição (transportes, comunicação, hotelaria, restaurantes e serviços diversos para a consecução dos objetivos pretendidos com a viagem). Já as residências secundárias são as residências utilizadas somente por um determinado período do ano, em geral nos fins de semana e nas temporadas de férias, por pessoas de outras localidades.
No Turismo efeitos do processo de globalização são cada vez mais sentidos em diferentes setores, principalmente no meio ambiente. A abertura das fronteiras políticas e ideológicas e os avanços das tecnologias de comunicação, além de outros fatores, vem contribuindo para a transformação do meio ambiente e fortalecendo o processo de globalização.
Devemos fazer em princípio algumas considerações a cerca do conceito de meio ambiente e de seu significado com o advento da globalização, isso significa pensar de que forma o meio ambiente tem se transformado neste estágio da história humana. Reforçamos a relevância do meio ambiente para entender a atividade turística, afinal grande parte dessa atividade tem como base a organização, o planejamento e o consumo do meio ambiente.
Com a globalização, o turismo fica mais facilitado, porque além do contato pela internet, todo mundo pode viajar para todos o s lugares do mundo com mais