Trabalhos
Verificar através de procedimentos práticos a presença de proteínas em determinados alimentos, utilizando a técnica de Biureto e o processo de desnaturação.
Materiais utilizados:
Tubo de ensaio.
Conta gotas.
Petri.
Desenvolvimento:
Para iniciar o procedimento 6 tubos de ensaio foram etiquetados com os seguintes nomes Padrão, Sal, BCAA, Leite, Ovo e Whey. No tubo de ensaio etiquetado como Padrão foram colocadas 20 gotas de água. 20 gotas da solução NaOH e 5 gotas da solução CuSO4
No restante dos tubos de ensaio etiquetados foram colocadas 10 gotas das substancias respectivas de cada um, como por exemplo, no BCCA 10 gotas da amostra de BCAA no tubo de Whey 10 gotas da amostra de Whey assim sucessivamente com os outros tubos. E em cada um também foi adicionado 20 gotas da solução NaOH e 5 gotas da solução CuSO4. Após isso, foi agitada a mistura e observada a coloração, os que ficassem com a coloração azulada queria dizer que não continha proteínas e os que ficassem com a coloração roxa continha proteínas.
Outra maneira para identificar a presença da proteína é com o processo de Desnaturação, para isto foi necessário adicionar em um petri um pouco da amostra de ovo e despejar nele um pouco de álcool, e logo observar a reação e a mudança da estrutura da proteína. Após a desnaturação repetir a etapa do tubo de ensaio etiquetado como ovo, adicionando no tubo de ensaio um pouco da amostra que foi desnaturada e 10 gotas de água. 20 gotas da solução NaOH e 5 gotas da solução CuSO4 e logo observar a coloração, se ficou azul ou roxo.
Conclusão:
O resultado de cada experimento foi o seguinte:
Padrão ficou azul, o qual não tem proteína. O mesmo aconteceu com o BCAA e o sal, ficaram azul o que quer dizer que estes não contem proteína. Ao contrario do leite, ovo e Whey que ficaram roxos, pois estes alimentos são ricos em proteínas.
No processo de desnaturação foi possível observar a coloração roxa também, pois o ovo mesmo mudando de estado não