trabalhos
1ª R eu n i ão
Te m a: Av al ia çã o
1. Oração Inicial
2. Sugestão de dinâmica
Apresentação:
Objetivos: memorizar os nomes dos membros do grupo, integrar melhor o grupo, favorecendo o conhecimento mútuo,
Processo: Todos em círculo, cada um dirá o seu nome acrescentando um adjetivo que tenha a mesma inicial do seu nome. Por exemplo: Roberto, risonho. O seguinte repete o nome do companheiro com o adjetivo e apresenta-se acrescentando um adjetivo também ao próprio nome. Por exemplo: Roberto, risonho; Fernanda, feliz; Tereza, ternura, etc. Ao final, partilhase a experiência.
Velas:
Objetivo: Perceber a atitude das pessoas diante do chamado de Deus.
Material: duas velas, caixa de fósforos.
Processo: O coordenador combina antes com três pessoas do grupo sobre sua colaboração na dinâmica. O 1o deverá pegar uma vela, olhar para ela e depois quebrá-la em pedaços. O 2 o deverá pegar a vela, acendê-la e depois apagá-la. O 3o deverá pegar a vela, olhar para ela, acendê-la e deixá-la acesa. O grupo, disposto em círculo, deverá observar as ações dos três colaboradores. Diante da atitude de cada um, o grupo deverá partilhar sobre qual atitude cada um vai ou vai tomar diante do chamado de Deus, diante da luz que recebeu no Encontro.
Fechamento da dinâmica: Mt 5,15
Após breve partilha sobre o chamado e nossa resposta a ele, introduzir a discussão sobre os frutos colhidos a partir do Encontro, através da partilha de Jo 15.12-17,
Para ilustrar a partilha pode-se fazer a dinâmica da árvore e dos frutos. Para isso, precisar-se-á de uma árvore desenhada em cartolina, bem como de frutos a serem distribuídos a cada participante, que deverá escrever nele qual o fruto que o Encontro lhe trouxe, fazendo, ao final, depois que cada um colar o seu fruto na árvore, a partilha.
Obs.: Aproveitar a ocasião da dinâmica, para, fazer uma avaliação geral sobre o Encontro: pontos positivos e negativos,
3. Sugestão de dinâmica:
Depois de refletir sobre os