trabalhos
O trabalho aqui apresentado tem como foco de reflexão os instrumentos utilizados para a ação profissional, ou seja, as estratégias e técnicas que norteia o fazer profissional do Assistente Social.
Partindo desse pressuposto é que o trabalho em questão lança um olhar sobre a importância do conhecimento teórico que o profissional em questão deve obter, pois a teoria permite que tenhamos uma visão ampla de várias questões, podendo assim, analisar uma realidade questionando e colocando em pratica seus conhecimentos.
O estudo tem como preocupação trazer para a discussão através da metodologia aplicada para o desenvolvimento desse trabalho que se funda em um enfoque analítico e pesquisa bibliográfica - de acordo com a dada análise de material teórico – como é importante a atuação do Assistente Social pautado da teoria e/o conhecimentos, respeitando e observando a característica cultural de cada indivíduo bem como a necessidade dessa clientela.
Espera-se com este estudo trazer ao conhecimento de quem o lê que são varias as técnica e estratégias que o Serviço Social dispõe para a realização do seu trabalho, que a utilização dos instrumentais no cotidiano da prática profissional é um fator preponderante para o assistente social. Como todos os profissionais têm seus instrumentos de trabalho, e sendo o assistente social um trabalhador inserido na divisão social e técnica do trabalho, necessitam de bases teóricas, metodológicas, técnicas e ético-políticas necessárias para o seu exercício profissional. Os instrumentais técnico-operativos são como um conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional (MARTINELLI, 1994 p. 137). O trabalho do Assistente Social exige uma atuação crítica e competente para construir estratégias que superem os limites impostos à cidadania através da ordem econômica, cultural, social objetivando sempre que na superação desses limites se alcance a justiça social.
2 FUNDAMENTOS DO