Rochas
Geologia é o ramo da Geografia que estuda as Rochas na Crosta terrestre, em seu desenvolvimento interno e externo, desde os primórdios da Terra. O termo Geologia vem do grego: geo=terra+logia=estudo, o estudo da Terra, que é baseado na formação das rochas magmáticas ou ígneas, sedimentares e metamórficas. (LEINZ; AMARAL, 2003). A formação das rochas decorre de um conjunto de fatores físicos, químicos e biológicos e o objetivo da Geologia Geral é o estudo dos agentes de formação e transformação das rochas, da composição e disposição das mesmas na crosta terrestre e a relação com o ambiente (BITAR, 2004). O processo ensino - aprendizagem dessa disciplina no ensino superior é, geralmente, feito pela associação entre os componentes teórico e prático, sendo o primeiro, realizado com estudos em salas de aula por meio de apostilas e slides, e também são utilizadas amostras de rochas, para a melhor fixação do conteúdo. A necessidade do estudo da Geologia é muito importante e constitui um material de suma importância para o nível universitário; para que isso ocorra é necessário que haja uma estrutura (laboratórios) para os estudos específicos dessa disciplina e, também, para instigar os alunos a se interessarem pela matéria. Portanto, este trabalho tem como objetivo compreender o processo de formação da Crosta terrestre e a classificação geral das rochas para tornar o laboratório de geologia mais didático e melhorar o ambiente de estudo.
PROBLEMATIZAÇÃO
A Geologia é a ciência que estuda as rochas na Crosta terrestre, sua composição, seus processos internos e externos, e sua evolução, sendo as rochas as fontes de informações dessa ciência.
No curso de Biologia da Funec há necessidade de se valorizar mais o estudo das rochas, o qual não é julgado tão importante quanto o das plantas e dos animais, pelos alunos. Poucos se atentam para as rochas, que são essenciais para o ensino superior, pois, por meio delas, se compreende a origem da Terra, sua estrutura,