trabalhos
Engenharia Civil - 2˚ Período/Manhã
Materiais de Construção II - Professor Henrique Jardim Raad
Trabalho Teórico-Prático
Grupo:
César Augusto Costa de Castro Ferreira
Felipe Passos Pena
Vitor Hugo Campagnoli Varanda
Vinicius Lacerda
João Paulo Ladeira
Protótipo:
FABRICAÇÃO DE SOLO-CIMENTO COM ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE MADEIRA PROVENIENTES DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Resíduos de Madeira:
A combinação entre soluções construtivas e novos tipos de materiais provenientes da desconstrução do nosso ambiente tem se apresentado como uma maneira de minimizar o impacto gerado pela exploração de novas jazidas e ambientes naturais. Levando em consideração a necessidade cotidianamente mais aparente em reaproveitar materiais, foi pesquisado que ao redor do mundo ja existem pioneiros na utilização do solo como material de construção, muitas vezes associado a fibras vegetais, e o conceito de aproveitamento de resíduos em sua fonte produtora, esse trabalho analisa a associação de resíduos de madeira provenientes da construção civil (RMCC) ao solo-cimento. O objetivo deste trabalho é contribuir na busca de novas soluções que sejam de baixo custo e que respeitem o meio-ambiente, através do desenvolvimento de um material que associe o uso dos resíduos de madeira provenientes da construção civil ao solo-cimento.
Apesar de ser um material proveniente de fonte renovável, a madeira é também um tipo de resíduo que afeta o meio ambiente. Nesse sentido, é necessário dar um destino para o resíduo de madeira que não seja as áreas de disposição final de entulho.
O uso da madeira reciclada proveniente de construção é limitado. Isso ocorre porque geralmente a madeira é contaminada por outros produtos como tinta e concreto, ou está em má condição de uso, o que inviabiliza de diferentes formas o processo de limpeza ou recuperação do material.
A reutilização da madeira de construção é possível desde que sejam respeitados