trabalhos
O CONHECIMENTO DO SENSO COMUM
É subjetivo, imediatista e assistemático
CIÊNCIA
Ciência – atividade eminentemente reflexiva, que procura compreender, elucidar e alterar o cotidiano, a partir de estudos sistemáticos.
“Compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade” (Bock,2002, p. 19).
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
É crítico, reflexivo, sistemático, exige Método, permite dúvida, pode ser provado e comprovado
OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA
Em sentido lato, a psicologia tem por objetos de pesquisa -> o comportamento e os processos mentais de todos os seres vivos.
Define-se por comportamento -> toda forma de resposta ou atividade observável realizada por um ser vivo.
Processos mentais ->são experiências subjetivas que inferimos através do comportamento: sensações, percepções, sonhos, pensamentos, crenças, sentimentos.
Destaque-se neste ponto que os objetos de pesquisa da psicologia ocorrem em circunstâncias e momentos diversos. Do ponto de vista epistemológico(1), portanto, em face a essa diversidade, considera-se mais adequado pluralizar a própria psicologia. De fato, não seria uma só psicologia, mas várias psicologias. 1 -> Filosofia do Conhecimento – Reflexão Filosófica da Ciência.
PRINCIPAIS ESCOLAS (OU CORRENTES TEÓRICAS) DA PSI.
BEHAVIORISMO OU PSI. COMPORTAMENTAL -> Esta Escola surge nos EUA no inicio do séc. passado com o psicólogo John Watson (1878-1958). Para os behavioristas o comportamento é um conjunto de respostas adquiridas (ou, aprendidas) que visa permitir ao organismo uma melhor adaptação ao mundo exterior. Esta resposta aparecerá progressivamente, através de uma série de ajustamentos, por tentativas e erros.
Na visão Behaviorista o indivíduo é produto do meio.