TRABALHOS
1) (FUVEST) Sobre as invasões dos “bárbaros” na Europa Ocidental, ocorridas entre os séculos III e IX, é correto afirmar que:
a) foi uma ocupação militar violenta que, causando destruição e barbárie, acarretou a ruína de todas as instituições romanas.
b) se, por um lado, causaram destruição e morte, por outro contribuíram, decisivamente, para o nascimento de uma nova civilização, a da Europa Cristã.
c) apesar dos estragos causados, a Europa conseguiu, afinal, conter os bárbaros, derrotando-os militarmente e, sem solução de continuidade, absorveu e integrou os seus remanescentes.
d) se não fossem elas, o Império Romano não teria desaparecido, pois, superada a crise do século III, passou a dispor de uma estrutura socioeconômica dinâmica e de uma constituição política centralizada.
e) os germânicos foram os povos menos importantes, pois quase não deixaram marcas de sua presença.
2) (UNIOESTE) Justiniano queria uma Igreja unificada, para poder usá-la como apoio para seu governo. A boa estrutura administrativa da Igreja podia contribuir muito neste sentido. Isto explica o seu cesaropapismo, isto é, a constante intervenção no domínio da Igreja. Para não desagradar ao papa, procurou conciliar a heresia do monofisismo com a ortodoxia defendida pela Igreja. Mas acabou colocando sob sua influência o próprio papa e, conseqüentemente, a Igreja do Ocidente, que passou a assumir traços característicos da Igreja do Oriente. (ARRUDA, 1986, p. 297.)
Conforme o texto, pode-se dizer que:
(01) o imperador Justiniano buscava apoio na Igreja para governar.
(02) as igrejas do império bizantino possuíam boas estruturas arquitetônicas e administrativas.
(04) o cesaropapismo significa que as terras pertencentes à Igreja eram cobiçadas e invadidas pelo imperador.
(08) a intervenção do imperador nos assuntos da Igreja denomina-se cesaropapismo.
(16) os monofisistas eram ortodoxos
(32) os ortodoxos eram