trabalhos
1. A MAIOR EXPERIÊNCIA SOCIALISTA DE TODOS OS TEMPOS
Apenas no início do século XX que se processou a mais audaciosa e duradoura tentativa de estabelecimento de um governo fundamentado nas propostas marxistas.
Expressões como trotskismo, leninismo e stalinismo nos mostram que o processo ocorrido na Rússia, a partir de 1917, foi algo muito além e,por vezes,até contrário ao que propôs Karl Marx.
2. DINASTIA ROMANOV: ÚLTIMO BASTIÃO ABSOLUTISTA
A dinastia Romanov, que governava o Império Russo à época da Revolução de 1917, havia subido ao poder no início do século XVII.
A imperatriz Catarina II (1762-1796) procurou adaptar-se às novas críticas, a fim de dar sobrevida ao czarismo (absolutismo) russo. Ficou conhecida como a maior representante russa do Despotismo Esclarecido.
Alexandre II (1855-1881), a reestruturação da economia e da sociedade russas do século XIX. Dentre as mudanças que promoveu, destaca-se a abolição do regime de servidão russo.
Nicolau II chegou ao trono, e foi das mãos deste czar que os revolucionários tomaram o poder em 1917.
Seis anos antes de sua ascensão ao poder, nasceu o Partido Operário Social-Demacrata Russo (POSDR).
Os mencheviques que representava a minoria, era uma ala poderosa de forma geral, representavam os interesses da burguesia.
Os bolcheviques que era a maioria representavam as aspirações dos camponeses e operários e, em grande medida, dos militares, especialmente os de baixa patente.
Nicolau II, em resposta ao aumento constante das mobilizações oposicionistas, o czar Nicolau II convoca a Duma, uma espécie de parlamento russo. Em cada uma delas a presença de membros dos partidos oposicionistas foi marcante.
No entanto, para o czar, a Duma deveria permanecer mais como um conselho consultivo do que, realmente, um órgão deliberativo.
Ainda em 1905 ocorreu a derrota russa para o Japão, num choque de imperialismo que expôs a fragilidade das condições militares, econômicas e políticas