trabalhos
Matéria: Ética Profissional
Porto Alegre, Agosto, 2010.
CONCEITOS DE ÉTICA
╔
Ética é assunto da Filosofia e da Religião. A ciência trata de fatos, não de valores. Ética, em ciência, traduz-se com a reação de Aristóteles ao perceber que precisava romper com seu mestre Platão: ‘Amicus Plato, sed magis amica veritas’, Platão é meu amigo, porém mais amiga é a verdade. Ética, em ciência, significa ter compromisso com a verdade no sentido de que o cinetista não pode enganar a humanidade alterando os resultados de seu trabalho. Poderia até ocultá-lo, mas não os pode falsificar.
Seguramente, ética em ciência, não se relaciona com o eventual emprego da produção científica para o mal, porque, em princípio, tudo pode ser visado para o bem ou para o mal. Não cabe ao cientista nem o prever nem o julgar, pois o mal e o bem não são categorias científicas; são categorias morais. A missão do cientista é a de intérprete do mundo para tornar mais fácil e mais aprazível a vida dos seres humanos sobre a Terra. Ele não pode frustrar a humanidade por causa do medo das consequências de suas descobertas. (VIEGAS, 1999, p.88-89)
╝
Ética na ciência precisa ser verdadeira, mesmo que isso seja contra o que fala a religião ou a filosofia sobre determinado assunto. O cientista precisa ser imparcial com relação às suas ética-religião-filosofia para não por um resultado falso no lugar de um verdadeiro em uma resposta de sua pesquisa.
╔
A palavra Ética, na sua origem etimológica, deriva de ‘ethos’, cujo primeiro significado, para o homem grego, seria ‘costume’ – no caso, usos e costumes de um grupo. No mundo grego, os costumes eram decisivos no balizamento da conduta dos indivíduos. Agir corretamente era agir ‘conforme’ o grupo. Outro sentido da palavra ‘ethos’ era o de ‘domicilio’, ‘moradia’. Referia-se por ‘ethos’ a morada de alguém ou o lugar geograficamente delimitado da moradia. Essa morada podia também se